segunda-feira, dezembro 26, 2016

Aprenda a captar recursos com o Manual do Patrocinador 2017-2018


O Manual do Patrocinador mostra como funcionam as leis de incentivo no Brasil 



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Outra postagem para começar com pé direito 2017: aprender como funcionam as leis de incentivo no Brasil. É preciso estar aberto à diferentes formas de se articular, mobilizar e captar recursos. Nos textos anteriores, citei a possibilidade de geração de recursos financeiros através de aprender a vender o próprio trabalhofinanciamento coletivo e redação de projetos. Neste texto a dica é buscar se informar sobre como funcionam as leis de incentivo fiscais que permitem a destinação de parte de impostos para projetos culturais, esportivos e sociais.

Se você está vendo o assunto pela primeira vez ou se conhece pouco, deve sentir um arrepio quando houver falar na palavra "impostos", que remete aquele labirinto próprio das legislações tributárias no Brasil. Talvez esteja também associando o assunto a denúncias feitas sobre desvios no uso da Lei Rouanet e esteja achando que é um assunto relacionado a atividades ilegais ou corrupção.

Felizmente desde 2015 uma iniciativa vem contribuindo para mostrar de forma clara como funcionam as leis de incentivo no Brasil. Estou falando do Manual do Patrocinador, que já está disponível em sua versão 2017-2018.

Como falei ano passado, Fábio Cesnik é uma das minhas referências quando o assunto é leis de incentivo. E o livro é o resultado de uma grande equipe que se debruçou para pensar este que é hoje o melhor livro sobre o tema no país. O livro tem organização de Fábio Cesnik e Pedro Saad, coordenação de Sergio Saad, colaboração de Aline A. Freitas, Michele Ferraresso, Flávia Ferraciolli Manso, Carolina Clemente Bassin, Roberto Drago Pelosi Jucá, Melissa de Mendonça Moreira, Ana Carolina B. Morais Negrão e Roberta Silva Araujo Ladeira, revisão de Sílvia Balderama, assistência de Bárbara Ciríaco, Beatriz Pereira, Elizângela de Almeida, Jéssica Moraes, Juliana Villela, Laís Alves, Letícia Mendonça, Letícia Palmeira, Marina Passos, Matheus Cambaúva, Nicole Gonçalves e Tatiana Melo e projeto gráfico de Fonte Design. É uma realização da Editora Brasileira, Produtora Brasileira, Animus Consultoria & Gestão e Cesnik, Quintino & Salinas Advogados.

Fonte de consulta para empresas que desejam conhecer melhor o universo do patrocínio através das leis de incentivo, seria muito interessante se passasse a ser estudado também por profissionais de carreiras artísticas e criativas, produtores independentes e nos cursos de artes, administração de empresas e gestão pública.







*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: