quarta-feira, novembro 01, 2017

Escritório Bahia Criativa lança 10 videoaulas sobre economia criativa e empreendedorismo cultural





Por Alexandre Barreto*



Seguem informações na íntegra da assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Com o propósito de contribuir para a capacitação e qualificação profissional de produtores e gestores culturais, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Escritório Bahia Criativa, lança gratuitamente um conjunto de 10 videoaulas com temas relativos à economia criativa e empreendedorismo cultural.

O lançamento será transmitido por vídeo ao vivo no Facebook da Secretaria de Cultura, na página @SecultBA, nesta quarta-feira, 01 de novembro, às 12h. A live contará com as presenças da Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; do Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões; e do especialista em empreendedorismo cultural, Júlio Marques, que falará sobre os contextos e desafios do empreendimento criativo. O evento ocorrerá no Escritório Bahia Criativa, sediado no Forte do Barbalho.

As videoaulas estarão disponíveis no website www.bahiacriativa.ba.gov.br após o lançamento e são complementadas por módulos em PDF para download gratuito.

Com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Brasil Criativo, esta plataforma incorpora uma nova tecnologia de aprendizagem produzida pela SecultBA para democratizar o fazer cultural no estado, contribuindo com a sustentabilidade dos empreendimentos criativos.

De forma didática, diversos profissionais e especialistas, com reconhecida atuação no cenário baiano e nacional, ministram aulas que abordam os seguintes temas: economia criativa; empreendedorismo cultural, financiamento de empreendimentos criativos, gestão Financeira, logística e distribuição; gestão de pessoas, dentre outros.

Criado em 2014 o Escritório Bahia Criativa, vinculado à Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da Secretaria de Cultura, é um escritório público de atendimento a empreendedores culturais que atuam nos setores criativos da Bahia. Desde a sua inauguração, em maio de 2014, o Escritório realizou, aproximadamente, 4 mil atendimentos presenciais a empreendedores culturais em todos os 27 Territórios de Identidade do estado.

De acordo com o Superintendente da Suprocult, Alexandre Simões, “o Escritório Bahia Criativa tem realizado formação com qualidade para os agentes e fazedores de cultura da Bahia. O lançamento das videoaulas em plataforma digital gratuita é um grande avanço na democratização do acesso a estes conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento da dimensão econômica da cultura, um importante vetor para o desenvolvimento social”.


Confira os assuntos de cada videoaula:

1.  Economia criativa;
2.  Empreendedorismo e empreendimento criativo;
3.  As novas tecnologias, as cidades e os empreendimentos criativos;
4.  Financiamento de empreendimentos criativos;
5.  Elaboração de projetos e prestação de contas;
6.  Formalização de empreendimentos criativos;
7.  Contabilidade básica;
8.  Gestão orçamentária, econômica e financeira;
9.  Logística e distribuição;
10.Gestão de pessoas.

Serviço:

Lançamento de videoaulas em gestão e empreendedorismo, ao vivo no Facebook

Data: 01 de Novembro, às 12h, via Facebook.
Transmissão: @SecultBA (página do Facebook)
Participações: Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões; Júlio Marques, especialista em empreendedorismo cultural


*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************







* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: