segunda-feira, janeiro 02, 2017

O que é o Produtor Independente, sua missão e como melhorar sua experiência


Alê Barreto compartilha conteúdos inspiradores no blog desde 2006




Por Alê Barreto *



Entenda o que é o Produtor Independente, qual sua missão e como melhorar sua experiência em 2017.




1 - O que é o Produtor Independente?

Produtor Independente é um blog ativo desde 2006 com objetivo de ser uma plataforma de compartilhamento de conhecimentos.


2 - O Produtor Independente é apenas um blog?

O Produtor Independente não é apenas um blog. Ao longo de dez anos tornou-se em uma das principais referências em língua portuguesa na internet para pesquisa de temas relacionados a administração, produção e gestão cultural, administração e gestão de shows e eventos e administração e gestão de carreiras artísticas e criativas.

Com textos recomendados pela Blogosfera Cultural do Programa de Gestão Cultural da Universidade de Barcelona, pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e citações em conteúdos programáticos de disciplinas em faculdades, trabalhos de graduação, pós-graduação, jornais, revistas, livros e sites, o blog deu origem ao livro "Aprenda a Organizar um Show", ao Programa Produtor Cultural Independente (ação formativa já realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Acre), a marca Produtor Independente e ao livro "Carreira Artística e Criativa".



3 - Países que onde as pessoas mais acessam o Produtor Independente






Pessoas no Brasil e EUA são as que mais acessam o Produtor Independente


[NOVO!] Até hoje o Produtor Independente já recebeu mais de 748.000 visualizações de páginas, sem anúncio. Os países que mais acessam são (do mais acessado ao menos acessado): Brasil, EUA, Alemanha, Rússia, Portugal, França, Ucrânia, Índia, Reino Unido e Canadá (atualizado em 07/08/2018).

Estima-se que mais de 80.000  pessoas já utilizaram o blog como fonte de consulta.



4 - Qual é a missão do Produtor Independente?

Compartilhar conteúdos que contribuam para a melhoria da organização, da administração, da qualidade e do impacto sócio-econômico de ações, eventos, projetos, programas e empreendimentos nos setores criativos.


[NOVO!] O Produtor Independente vai ampliar sua linha editorial (atualizado em 26/08/2017).


5 - A leitura do blog Produtor Independente é gratuita?

Sim. Mais de 1.000 textos estão disponíveis de forma gratuita.





A marca Produtor Independente está registrada no INPI




6 - Como posso melhorar a minha experiência?

Sua experiência no Produtor Independente começa com pequenas visualizações de página e algumas leituras. Contudo, na medida que você vai compreendendo a importância de nossa missão, você pode ampliar a sua experiência além da leitura. Você pode:

- estar mais próximo do universo do Produtor Independente;

- utilizar os textos;

- contribuir para difusão do conhecimento citando textos;

- interagir com o Produtor Independente e contribuir com sua sustentabilidade.


7 - Como posso estar mais próximo do universo do Produtor Independente?

- você pode comentar os textos do Produtor Independente em suas redes sociais;

- você pode curtir e acompanhar as páginas e grupo no Facebook


- você pode seguir e acompanhar o Twitter https://twitter.com/alebarreto

- você pode assistir aulas gratuitas no YouTube


videoaula "Marketing para venda de shows - necessidade do cliente"



videoaula "Organização de Eventos - Produção de Shows - Produção de Eventos"


- você pode baixar um livro






O livro "Aprenda a Organizar um Show" já recebeu mais de 26 mil downloads



8 - Como posso utilizar os textos?

Os textos de autoria de Alê Barreto (Alexandre Barreto) podem ser utilizados para fins educativos, citando no texto e/ou publicação que Alê Barreto (Alexandre Barreto) é o autor do texto. Estes textos não podem ser utilizados para fins comerciais diretos ou indiretos sem permissão do autor e não podem ser disponibilizados em qualquer meio ou suporte, fisico ou digital, que exija pagamento para permitir sua leitura, cópia ou transmissão. Os textos não podem ser utilizados em publicações impressas, com exceção do previsto em lei ou com permissão do autor. Para solicitar licença dos textos de Alê Barreto (Alexandre Barreto), entrar em contato através do e-mail alebarreto@gmail.com.

Os textos que não forem de autoria de Alê Barreto não podem ser copiados, distribuídos ou transmitidos, sem o consentimento prévio de seus autores ou detentores de direitos autorais.

A obra "Aprenda a Organizar um Show" é de autoria de Alexandre Barreto e possui registro na Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Foi publicada em duas versões. A versão digital foi originalmente publicada neste blog e no portal colaborativo Overmundo com o autor utilizando o pseudônimo "Alê Barreto da Independência", sob licença Creative Commons. A versão impressa foi publicada pela Imagina Conteúdo Criativo em 2008 com o autor utilizando o pseudônimo "Alê Barreto" e encontra-se esgotada, somente podendo ser encontrada diretamente em algumas bibliotecas, com colecionadores, livreiros ou pequenas livrarias (sebos). Até hoje não foi lançada nenhuma nova reimpressão ou edição.



9 - Como contribuir para difusão do conhecimento citando textos?


Texto de autoria de Alexandre Barreto

Se o texto for de autoria de Alê Barreto (Alexandre Barreto), veja o modelo e exemplo abaixo:

Modelo:

ÚLTIMO SOBRENOME, nome do autor. Nome do texto. Disponível em: colocar o endereço da postagem . Acesso em: colocar data do acesso.

Exemplo:

BARRETO, Alexandre. O que é o Produtor Independente, qual seu objetivo, como utilizar e perguntas que irão melhorar sua experiência em 2017. Disponível em: http://produtorindependente.blogspot.com.br/2017/01/o-que-e-o-produtor-independente-qual.html  Acesso em: 02 jan. 2017.


Texto de outros autores

Se o texto for de outro autor, basta citar a fonte original descrita no blog onde consta o nome do autor e o local onde o conteúdo foi originalmente publicado.




"Carreira Artística e Criativa" já está disponível. Veja como adquirir




10 - Como posso interagir com o Produtor Independente e contribuir com sua sustentabilidade?

O Produtor Independente desde 2006 oferece conteúdo gratuito e não possui patrocínios privados ou ajuda de governos. Veja como você pode contribuir com sua sustentabilidade.


Adquirir livro


Veja como adquirir o novo livro "Carreira Artística e Criativa" [NOVO!]


Fazer doações


Se você quer contribuir com a missão do Produtor Independente através de doações de recursos financeiros, envie um e-mail com o assunto "quero fazer uma doação" para alebarreto@gmail.com

Não aceitamos doações de instituições religiosas, partidos políticos ou movimentos políticos.

Em breve vamos implementar campanhas de crowdfunding.


Contratar consultoria

Se você gostaria de tirar uma dúvida diretamente com o autor do blog, você pode contratar uma consultoria à distância. Cada consultoria corresponde a 1 (uma) reunião com duração de 60 (sessenta) minutos, via Skype ou Hangout.

Importante:

- consultoria é um serviço de aconselhamento. A responsabilidade de implementar as ações sugeridas é do cliente;

- consultoria não faz milagres. Mas é um serviço que pode ajudar você a economizar seu tempo com pesquisa de informações;

- não repassamos dados cadastrais nas consultorias, tais como nomes, telefones e e-mails de profissionais, empresas, contratantes ou patrocinadores;


- o agendamento da consultoria somente é confirmado após a confirmação do pagamento prévio.

Atenção: não somos um oráculo com respostas para tudo e não ficamos online 24 horas por dia.

Envie um e-mail com o assunto "quero contratar uma consultoria" para alebarreto@gmail.com, explicando qual é sua dúvida e informaremos se está dentro do escopo do serviço de consultoria oferecido.


Convidar para ministrar aulas, cursos ou palestras
Envie um e-mail com o assunto "quero contratar ações formativas" para alebarreto@gmail.com explicando como será a atividade, data, etc.


Convidar para atividades em comissões de seleção de projetos ou curadoria
Envie um e-mail com o assunto "quero contratar serviço de curadoria" para alebarreto@gmail.com explicando como será a atividade, data, etc.


Convidar para entrevista (blog, site, revista, jornal, etc)
Envie um e-mail com o assunto "quero fazer uma entrevista" para alebarreto@gmail.com explicando quem você é, para qual meio de comunicação que pretende fazer a entrevista, sugestão de data, etc.


Convidar para projetos
Envie um e-mail com o assunto "quero fazer uma proposta" para alebarreto@gmail.com explicando a proposta. Se o assunto estiver alinhado com as nossas diretrizes, iremos retornar e combinar uma reunião à distância, via Skype, para aprofundar o assunto.





11 - Quem são os autores do Produtor Independente?

Os textos publicados de forma gratuita e acessível no Produtor Independente possuem dois tipos de autoria: a) autoria de Alê Barreto (saiba mais) b) autores diversos. 

Quando os textos não são de autoria de Alê Barreto, estão republicados ou citados com objetivo de levar as pessoas a conhecerem estes autores e sua produção intelectual. Sempre é respeitada e valorizada a autoria dos textos, através da citação do nome do autor e da fonte original do texto.


12 - Como funciona a responsabilidade sobre conteúdos publicados e propriedade intelectual?

O administrador do Produtor Independente é responsável pela opinião emitida nos conteúdos de sua integral autoria e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos conteúdos republicados. Todos os conteúdos são publicados no blog apenas com fins educativos e de forma gratuita. Mesmo assim, caso algum autor, editora ou empresa julgue que seu texto não deve permanecer neste blog, basta enviar um e-mail para alebarreto@gmail.com que o mesmo será prontamente retirado.



Leia também: Guia do Estudante de Produção Cultural 2016






*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: