sábado, julho 23, 2016

Uma carreira artística e criativa não se desenvolve só com projeto. Tem que fazer acontecer





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com

Muita gente me perguntou ao longo de quase 15 anos de trabalho e ainda pergunta porque eu não dou aulas sobre "como fazer projetos culturais", ainda mais tendo eu a formação de administrador. As pessoas que dão esta sugestão, em sua maioria, utilizam como justificativa a ideia de que o tema projetos "está em alta", "está bombando", "está sendo muito procurado".

Timidamente, dei alguns cursos de projeto entre 2012 e 2013. Um curso simples que se chama "Aprenda a fazer propostas e projetos". Talvez volte a dar este curso, mas sempre com muita cautela, pois existe hoje no Brasil uma oferta muito grande de cursos de projeto, cursos de planejamento, livros, métodos, etc, que vendem a ideia de que se a pessoa fizer o curso ou comprar o livro, necessariamente terá sucesso em seu projeto. Não quero que associem o meu trabalho a esta ideia de que existe o "plano perfeito". E esta percepção não é algo somente meu. Milhares de pessoas pensam assim. A vida me ensinou isso e as pessoas que inspiram o meu trabalho continuam me ensinando isso.

Uma das pessoas que inspira o meu trabalho é o navegador Amyr Klink. Hoje, assistindo um vídeo dele, me deparei com uma fala dele que explica como "atitude" é mais importante que "planejamento que busca a perfeição":

"(...) acontece um momento em que você tem que parar de planejar. O Brasil tá com essa fobia agora de planejamento. Não adianta nada você ser um super planejador. Chega um momento em que você tem que fazer acontecer, tem que executar".

Se você está buscando realizar um projeto, veja o que Amyr Klink recomenda no vídeo "Como conseguiu tornar suas viagens viáveis?"



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: