segunda-feira, julho 25, 2016

Começa dia 25 de julho o ciclo de debates "Cultura e Política" na Fundação Casa de Rui Barbosa





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com




Compartilhando:


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove a partir do dia 25 de julho o ciclo de debates Cultura e Política. O evento, com entrada franca, é composto por mesas de debates e pretende-se que seja desenvolvido com cinco eixos temáticos: Cultura política brasileira; Judiciário e democracia; Poder Legislativo, cultura e democracia; Mídia, cultura e política e Políticas públicas de cultura, arte e ciência.

Temática 1 - Judiciário e democracia – dia 25 de julho - das 17 às 20 horas, na sala de cursos da FCRB

Mesa - Instituições jurídicas e Direito no Estado liberal democrático
Convidados:
Rafael Vieira (doutor em direito-PUC-Rio), Fernando de Castro Fontainha (Professor/ IESP-Uerj) e Fabio Kerche (Pesquisador/ FCRB). Moderador: Antonio Herculano (Pesquisador e diretor/ Centro de Pesquisa da FCRB)


Informações sobre o ciclo:
Levantamento recente feito pelo Ibope aponta que 83% dos brasileiros estão “pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento do sistema político”. Entre as questões, verificou-se que 40% afirmaram que a democracia “é preferível a qualquer outra forma de governo” e 15% consideraram que, “em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático”. Destaca-se que um índice cresceu quando comparado com levantamento realizado em 2014. Trata-se da concordância com a seguinte frase: “Para as pessoas em geral, dá na mesma se um regime é democrático ou não”. Tal resultado passou de 18%, em 2014, para 34%, em 2016, ou seja, praticamente dobrou. Diante do contexto político atual, torna-se ainda mais relevante refletir a respeito da democracia e das instituições que deveriam sustentá-la. Quais são os desafios e obstáculos para promoção de uma cultura política democrática no Brasil?

Nesse sentido, o objetivo da realização desse evento é analisar categorias que possam ser acionadas para compreensão do atual contexto político brasileiro e que possam contribuir para reflexão acerca dos desafios envolvidos na construção de uma cultura política democrática. E pensar sobre a crise política e estratégias de enfrentamento.

Organização Adélia Zimbrão (Políticas Culturais/FCRB).


Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa


*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: