sexta-feira, março 15, 2013

Você está com o seu currículo ou seu texto de apresentação em dia?




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Apesar de eu estar sempre publicando o que faço, sempre tem gente entrando no blog ou nas redes sociais pela primeira vez. 


No "Blog do Alê Barreto", existe um texto longo, que fala da minha trajetória, até 2009. Preciso escrever agora sobre 2010, 2011 e 2012.

Mas, para facilitar a vida das pessoas que buscam contato comigo para apresentarem propostas, fazerem convites, etc., resolvi escrever um texto simples, com um resumo atualizado dos meus trabalhos.

Ah, sintam-se à vontade para comentar o texto, sugerir melhorias ou correções.

Você está com o seu currículo ou seu texto de apresentação em dia?





Quem é Alê Barreto?




Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Possui competências tanto para organização e execução de atividades de produção executiva de eventos como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos, produção de conteúdo, palestras e ações formativas.



Vídeo de divulgação do livro independente "Aprenda a Organizar um Show"




Escreve com freqüência no blog Produtor Cultural Independente, é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", é colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de economia criativa do SEBRAE, em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. 


No Rio Grande do Sul, de 2003 a 2007 participou da produção de festivais da Prefeitura de Porto Alegre (Six Machine, Histórias do Rock Gaúcho, Bebeto Alves, Pata de Elefante e Acústicos e Valvulados), da Opus Promoções como Claro que é Rock (Placebo), IBest Rock ( CPM 22), Encontros Tim (Paralamas do SucessoDado Villa-LobosMarcelo D2, Helião e



Alê Barreto trabalhou na produção executiva do lançamento do CD e DVD 
"Acústico MTV Bandas Gaúchas" e nos shows do RS




Negra Li), Acústico MTV Bandas Gaúchas (Bidê ou Balde, Wander Wildner, Ultramen e Cachorro Grande), Live N´Louder (Scorpions, Nightwish, Testament, ShamanRage, The 69 Eyes), shows Avril Lavigne Bonez Tour 2005, Judas Priest e Whitesnake, Ivete Sangalo, Steel Pulse), eventos corporativos (Motomix da Motorola, Universo dos Vinhos no Bourbon Country, Concertos Comunitários Zaffari, Recitais Zaffari na Feira do Livro de Porto Alegre), shows de Antonio Villeroy, gravação de DVD ao vivo de Kleiton e Kledir, entre outros. Foi empresário e produtor executivo de artistas e bandas, como Marisa Rotenberg, Bleque, Bataclã FC e Pata de Elefante.




Trabalhar no Nós do Morro trouxe grandes lições e muitos amigos.
Um novo olhar ampliado sobre a realidade brasileira




No Rio de Janeiro, de 2008 a 2009 foi gerente administrativo, produtor cultural e produtor executivo de projetos culturais, sociais e artísticos do Grupo Nós do Morro. Produziu as montagens teatrais "Machado a 3x4", adaptação da obra "O Alienista" de Machado de Assis, "Os Dois Cavalheiros de Verona" de Shakespeare e shows da banda "Meninas do Nós". Em 2009 e 2010, participou da produção do show de lançamento do CD "Cara" de Cláudio Lins, artista da gravadora Biscoito Fino, e fez a produção executiva do show "Vapor da Estação", turnê brasileira comemorativa dos 30 anos de carreira do cantor e compositor Nei Lisboa , ambos em parceria com Maria Braga ProduçõesEm 2011 foi produtor executivo do musical “Missa dos Quilombos”, texto de Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, música de Milton Nascimento, encenado pela Cia Ensaio Aberto.




Alê Barreto e Maria Braga produziram o show Vapor da Estação no Teatro Rival, RJ




Em 2012 ministrou aulas sobre produção e gestão cultural a convite do Itaú Cultural durante a Semana de Gestão e Políticas Culturais em Goiânia (GO) e no Encontro de Facilitadores do Programa de Capacitação em Projetos Culturais no Ministério da Cultura em Brasília (DF). Foi também articulador do projeto Solos Culturaisuma iniciativa que visa formar 100 jovens, com idades entre 15 a 29 anos, de cinco diferentes territórios – Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha – em produção cultural e pesquisa, desenvolvida pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras







Atuou recentemente no projeto Rio em Rede patrocinado pelo Instituto Avon e ministrou aulas de seu Programa Produtor Cultural Independente no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro. 



****************************************************************************************



Nenhum comentário: