segunda-feira, março 04, 2013

Quer vender shows? Apresente seu trabalho para o público




Por Alê Barreto

alebarreto@gmail.com


Muita gente acha que vai conseguir fazer shows se alguém vender os seus shows. Muita gente acha que vai conseguir fazer shows se alguém formatar projetos para leis de incentivo que contemplem a circulação de seu espetáculo. As duas alternativas estão certas. Nas duas situações, você aumenta a possibilidade de mostrar o seu trabalho.
Mas você já pensou que divulgar o que você faz é a ação mais importante a ser feita? Se alguém não conhece o que você faz, é muito difícil que tenha alguma motivação para chamá-lo para se apresentar.

A matéria de capa de março da revista Galileu "Os operários da música livre - e uma geração de artistas brasileiros está reinventando este negócio dando discos de graça" traz depoimentos dos artistas Lucas Santtana, Cuca Ferreira (da big band paulista Bixiga 70), Tulipa Ruiz, Emicida, Thiago Pethit e Curumin.

A reportagem de Ronaldo Evangelista, com fotos de Camila Fontana, traz boas informações sobre as novas formas dos artistas lidarem com a distribuição e comercialização de seu trabalho.

Apesar da matéria ser de 2013, percebo que a oferta de conteúdo gratuito vem crescendo desde 2003 e que a cada dia os artistas aprendem como combinar suas ações de divulgação com a venda de suas apresentações artísticas e outros produtos culturais.






Escute a playlist deste artistas disponibilizada pela revista.



Leia também a entrevista com o diretor de marketing da distribuidora digital ONErpm, Juliano Polimeno, que fala sobre as possibilidades da independência digital de artistas.


Leia também a entrevista com o diretor da gravadora Deckdisc, João Augusto, fala sobre independência na música.


****************************************************************************************




Workshop "Fazer produção, que bicho é esse?"

23 de março em Salvador (BA)


Veja mais informações com Carine Andrade acessando o link deste blog



****************************************************************************************





Participe dos cursos em São Paulo (SP): 13 e 14 de abril

Estamos criando um novo blog intitulado "Produção Cultural Independente em São Paulo", para irmos apresentando a proposta dos cursos e irmos criando um canal de comunicação com pessoas interessadas.


Acesse o blog

Faça sua inscrição na loja virtual http://pupurricultural.loja2.com.br/ até 22 de março e ganhe descontos em seus estudos.

Dúvidas e informações, envie e-mail para Waleska Ávila waleskaavila@gmail.com



****************************************************************************************



Quer participar dos cursos no Rio de Janeiro ? Entre para a lista de interessados

Quer participar dos cursos do Programa Produtor Cultural Independente? Envie um e-mail manifestando o seu interesse para alebarreto@gmail.com e entre para a lista de interessados.


****************************************************************************************



*Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos (saiba mais).

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural. Faz parte da equipe de articuladores do projeto Solos Culturais desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras e atuou recentemente no projeto Rio em Rede, uma parceria entre o Observatório de Favelas e o Instituto Avon.

Seu foco é contribuir para a organização de profissionais, instituições e do setor cultural.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: