terça-feira, junho 19, 2012

Observatório de Favelas lança o livro Imagens do Povo no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A terça-feira também começa com boas notícias
.

Hoje tem lançamento de um importante livro, que na minha opinião deve ser adotado nos programas e currículos dos cursos de produção e gestão cultural.

O livro Imagens do Povo apresenta registros do cotidiano de espaços populares feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do programa. As imagens contidas nessa publicação são produto do enlace das histórias dos fotografados com a reflexão que os fotógrafos provocam sobre identidade territorial e cultural, lançando luz sobre esses personagens do dia-a-dia, fazendo-os serem vistos como parte integrante da engrenagem que move a cidade e buscando estimulá-los para que eles também se reconheçam neste movimento.


Programa Imagens do Povo

O Programa Imagens do Povo, idealizado pelo fotógrafo João Roberto Ripper e desenvolvido pelo Observatório de Favelas, vem documentando desde sua criação, em 2004, o cotidiano de favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro, afim de que essas imagens possam contribuir para uma nova percepção desses locais, freqüentemente estigmatizados pela grande mídia como violentos e improdutivos.


Proposta da ação cultural

A proposta é que todos ao ver essas fotografias, possam refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de uma cidade mais igualitária, nos reconhecendo no outro, através da superação dos estigmas e preconceitos.


Fotógrafos
AF Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Francisco Cesar, Francisco Valdean, Ingrid Cristina, Jaqueline Felix, Josy Manhães, Jucemar Alves, Ju Freitas, Léo Lima, Monara Barreto, Naldinho Lourenço, Paulo Barros, Ratão Diniz, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Rovena Rosa, Stefano Figalo, veri-vg, Walter Mesquita e William Nascimento.

Curadores
Antônio Paiva, Dante Gastaldoni, Joana Mazza, João Roberto Ripper, Kita Pedroza e Tatiana Altberg.


O projeto realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através do Edital de ARTES VISUAIS 2011, co-patrocínio da Statoil, apoio da Aliança Francesa e do CCJF, e está sendo lançado pela NAU Editora.


Serviço
Lançamento do Livro “Imagens do Povo”
Dia 19/06/2012, às 18h
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro, RJ.




********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional empreendedor que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: