segunda-feira, março 26, 2012

Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio cria programação de incentivo à formação de leitores




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muitos produtores esquecem o quanto é fundamental desenvolver projetos e ações de incentivo a leitura.

Recebi da Assessoria da Teatro Escola SESC de Jacarepaguá uma divulgação que compartilho aqui com todos. Uma ação que merece ser copiada em várias cidades do Brasil.

[texto abaixo na íntegra]

Poética é uma programação elaborada pela Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio com o objetivo de desenvolver a política de incentivo à leitura e formação de leitores.

Em 2012, para a quarta edição do Poética, procuramos explorar ao máximo a possibilidade de várias linguagens artísticas que usassem a palavra poética e para um público ainda mais amplo. Contamos com as participações do espetáculo teatral A Igreja do Diabo baseado no conto de Machado de Assis; com a performance dos poetas Manoel Ricardo de Lima, Carlito Azevedo, Franklin Alves Dassie e Júlia Studart comandando o Microfone Aberto em homenagem ao poeta Augusto dos Anjos; uma edição do projeto Encontros Literários com a abordagem do texto Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto; com as atividades desenvolvidas especificamente para criar interlocução com o CANTO POÉTICO; o espetáculo de dança Faladores e uma oficina que objetiva trabalhar a fusão das linguagens da dança, teatro e voz, ambos com a Cia Mário Nascimento, integrante do projeto Palco Giratório e um show da banda carioca Letuce em que a dupla, do palco, convoca o público a criar junto, com a proposta de quase um talk show.
Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio
Programação Poética – Dois Mil e Doze

26/03
18h30 - Espetáculo teatral A Igreja do Diabo, adaptação do conto homônimo de Machado de Assis com a Cia. Falácia

27/03
18h30 - Microfone Aberto com a mediação e performance dos poetas Manoel Ricardo de Lima, Carlito Azevedo, Franklin Alves Dassie e Júlia Studart

28/03

18h30 - Encontros Literários com a abordagem do texto Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto com a mediação de Manoel Ricardo de Lima, Ieda Magri e Júlia Studart

29/03

Atividades no Canto Poético
15h – “Bate papo” sobre as possibilidades de manifestação da poesia nas artes e suas linguagens com Mariana Nascimento

16h30 – Sarau Poético: Vozes das Mulheres com mediação do grupo teatral Entrou Por Uma Porta

18h30 – Espetáculo de dança Faladores e Pensamento Giratório (mesa de debate) com a Cia Mário Nascimento, integrante do projeto Palco Giratório

19h30 - Pensamento Giratório (mesa de debate) com a Cia Mário Nascimento e a uma convidada local

30/03
10h30 às 17h30 - Oficina de Arte Integrada com a Cia Mário Nascimento, integrante do projeto Palco Giratório

18h30 – Show com a banda Letuce, integrante do projeto SAMABA JAZZ E OUTRAS BOSSAS


Serviço:

Teatro Escola SESC
Av. Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá/ RJ
Mais informações: (21) 3214-7404
assessoriadecultura@escolasesc.com.br
assessoriadeculturaesem@gmail.com
twitter.com/teatroesc_sesc
Facebook e Orkut: Teatro Escola SESC
Programação Gratuita



[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 172.086 visitas e 371.448 visualizações]



********************************************************************************

Aprenda a produzir shows e artistas no mês de abril em Brasília!



Inscreva-se nos cursos "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista" até 30 de março e ganhe 15% de desconto


********************************************************************************


Aprenda a organizar seu trabalho e gerenciar sua carreira de forma independente

Ligue para (21) 7627-0690 e agende uma reunião para conhecer os serviços de organização e planejamento de carreira, consultoria, coaching, oficinas, cursos, workshops e palestras.


********************************************************************************



* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suas competências profissionais vem sendo construídas através de sua experiência de vida com artistas independentes, shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais ("Avril Lavigne", "Steel Pulse"), festivais ("Claro que é Rock", "IBest Rock", "Live n´ Louder"), grupos culturais (Nós do Morro), espetáculos de teatro ("Os Dois Cavalheiros de Verona", "Machado a 3x4" e "Missa dos Quilombos"), projetos sociais ("Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares", "Rebelião Cultural" e "Nós do Morro 20 Anos") e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda banda Pata de Elefante em 2007 e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).

Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Em 2012 está atuando como um dos articuladores do projeto "Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas", do Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ). A iniciativa que tem o patrocínio da Petrobras vai formar 100 jovens, de 15 a 29 anos, em produção cultural e pesquisa social em cinco favelas do Rio (Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha).

É professor convidado da Especialização em Music Business, curso pioneiro que está começando na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e que visa preparar os participantes para pensar a nova constituição do setor fonográfico e entender ambientes de mercado através dos processos de consumo.

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.


********************************************************************************



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: