quinta-feira, julho 28, 2011

7 Dicas para melhorar o uso do telefone

Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


No texto "O telefone é uma ferramenta importante para o produtor e gestor cultural", sugeri um pequeno roteiro de ações para quem compreende que o telefone poder ser utilizado de forma mais eficiente. Para quem trabalha com arte, comunicação, cultura e entretenimento, o telefone é uma das principais ferramentas, pois nos permite estabelecer os diálogos com colegas, parceiros e clientes.

Hoje vou sugerir um novo roteiro para que a gente possa construir com mais atenção nossa presença digital saudável.


1 - Cada pessoa usa o telefone do seu jeito

Quando ligamos para alguém, muitas vezes temos a ousadia de achar que esta pessoa, com quem desejamos falar, tem a obrigação de adivinhar que vamos ligar, parar tudo o que está fazendo e nos atender até o segundo toque.

Mude este pensamento. As pessoas tem maneiras diferente de usar o telefone e este modo de uso também muda ao longo de sua vida.

Exemplo: uma jovem de 14 anos provavelmente está o tempo todo "conectada" ao seu celular, seja para utilizar o relógio, aguardar mensagens das amigas, atender toda e qualquer ligação, etc. Já um homem de 35 anos talvez estabeleça um outro tipo de relação, em que não fique o tempo todo disponível para falar ao telefone.

Sugestão: pergunte que dias e horários uma pessoa está mais disponível para o contato telefônico.


2 - Restrições legais ao uso do telefone

Exemplos: Durante deslocamento aéreo, é proibido manter o telefone ligado. No trânsito é proibido o uso de telefone. No Estado do Rio de Janeiro, foi promulgada uma lei que proibe o uso de telefones celulares em bancos.

Sugestão: olhe sua agenda e avise para seus colegas, parceiros e clientes os períodos que não será possível atender ao telefone. Isso promove qualidade de vida, pois permite uma melhor organização do trabalho e previne que as pessoas fiquem ansiosas e irritadas com a demora em receber um retorno.


3 - Restrições tecnológicas

Muitas vezes vamos ligar ou vão nos ligar e se ouve a seguinte mensagem:

"o número chamado encontra-se fora da área de cobertura".

Exemplos: Estar em algum lugar da sua casa onde o sinal da rede celular é fraco, estar dentro de cozinhas e banheiros, estar em garagens no subsolo, estar dentro de um elevador, estar se deslocando no metro, etc.

Sugestão: estimule seus colegas, parceiros e clientes a entrarem em contato em horários que você estará em um lugar onde você não tenha restrição tecnológica.


4 - Restrições de bom senso

Em muitas situações o bom senso indica que devemos desligar o telefone, apesar da ansiedade de muitas pessoas julgar que é necessário o telefone estar ligado o tempo todo e ser atendido sempre.

Exemplos: Cinemas, teatros, espaços de leituras em bibliotecas, exposições, shows, dentro de transporte público, etc., etc., etc.

Sugestão: combine os horários de comunicação com seus colegas, parceiros e clientes. Isso evitará que as pessoas fiquem griladas achando que você não quer atender.


5 - Estimule o uso do recado

Muita gente liga uma vez e espera que você ligue para saber porque ela lhe ligou. Se não deixar claro que necessita de um retorno, dá o direito a outra pessoa que não atendeu pensar que se ela não deixou recado, não deve ser algo importante.

Sugestão: combine com seus colegas, parceiros e clientes para que todos deixem recado "de voz" ou enviem mensagem de texto solicitando contato o mais breve possível, caso não sejam atendidos num determinado momento.


6 - Responda suas mensagens

Uma das coisas que mais nos deixa impaciente é alguém nos prometer que vai entrar em contato e não cumprir.

Sugestão: informe aos seus colegas, parceiros e clientes um prazo médio de retorno, para que cada pessoa possa gerenciar melhor o diálogo que está mantendo com você.


7 - Atenda bem

Sempre que falar com alguém, imagine que é a primeira vez que está falando com essa pessoa. Coloque nas suas palavras, no seu olhar, na sua voz e na sua postura corporal toda a energia com a qual quer estabelecer um boa comunicação.

Sugestão: para treinar, pode até colocar um espelho na sua frente, enquanto faz a ligações. Você verá que a sua expressão facial varia conforme varia o seu astral durante o atendimento ao telefone.


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


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