quarta-feira, janeiro 12, 2011

Aprenda a vender um show

Alê Barreto vendeu o show realizado pela banda Pata de Elefante 
no Coca-Cola Vibezone 2007, Gramado, RS


Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


No meio artístico, o ato de vender um show é conhecido como agenciamento. No curso "Aprenda a Organizar um Show", incluí um módulo sobre agenciamento de espetáculos culturais. Trata-se de uma atualização para quem precisa informações para facilitar o seu processo de venda de shows.

Um dos maiores labirintos onde as pessoas se perdem é acreditar no mito de que
"basta o artista estar na mídia que é fácil vender".

Pode ser que, por alguns períodos específicos, um artista ter bastante visibilidade em meios de comunicação, facilite um pouco a venda do show. Mas em geral, para ninguém é fácil vender um show. Sabe por quê?

Para vender shows de forma constante e em grande volume é preciso de técnica, como em qualquer outra profissão. E a técnica somente se adquire através de aprendizado. Uma pessoa pode cozinhar eventualmente num final de semana para si e para alguns amigos. Mas cozinhar todos os dias, para um grande volume de pessoas, só um cozinheiro.

Muitas vezes uma pessoa "pena" para vender um show pelo simples fato de que não se deu conta que precisa aprender a fazer isso. A prática ensina muito. Mas também ensina muita coisa errada.

Se permita mudar a sua rotina de trabalho. Comece o seu aprendizado de venda de shows.

Três informações importantes para você ampliar o que está fazendo e agenciar melhor seus artistas e espetáculos:

- vender é uma ação que necessita de preparação da venda, prospecção de interessados na venda, saber abordar potenciais compradores, saber sondar suas necessidades, saber formular uma proposta de valor a partir destas necessidades, saber negociar, saber fechar a venda e saber cultivar um relacionamento de longo prazo com este cliente.

- a pessoa que trabalha com agenciamento artístico precisa aprender a lidar com seus medos. O medo de ser rejeitado é um dos principais.

- utilize seu tempo de forma construtiva, sem ficar interpretando, julgando ou tentando achar explicação para o comportamento de quem está avaliando sua proposta. O seu objetivo é vender.



Ficou interessado?

Envie e-mail para alebarreto@gmail.com e receba mais informações.



************************************

* Alê Barreto (ou Alexandre Barreto) é administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, empresário artístico, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, blogueiro, professor e palestrante. Concluiu sua formação em gestão pública em cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Gosta de desafios. Isso faz com que esteja aberto a convites, à novas oportunidades e a trabalhar em diferentes lugares. Saiba mais

Atualmente reside no Rio de Janeiro, é um dos gestores do Grupo Nós do Morro na comunidade do Vidigal e responsável pela implantação da área de Produção Cultural na Escola de Música da Rocinha.

+55 21 97627 0690 alebarreto@gmail.com

13 comentários:

Fogaça disse...

boa eesa materia bem interesante.
Fogaça

Fogaça disse...

gostei das informações.

Unknown disse...

Muito boas as dicas, pois para quem está começando na função de AGENCIAR shows, serve de orientação. Parabéns, Alê Barreto.

Graça Medeiros disse...

Muito boas as suas dicas. Disse tudo. As pessoas pensam que vender é só oferecer, existe toda uma malícia e un jeitinho na conquista da venda, insistência e acima de tudo perseverança.

Unknown disse...

Oi Ale Barreto, fiquei interessado. Sou cantor independente, da dupla Bruno Pena e Christiano. Estou sem empresário e sem vendedor de shows, o que me deixa bem interessado no assunto. Como pode me ajudar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Ale Barreto, fiquei interessado. Sou cantor independente, da dupla Bruno Pena e Christiano. Estou sem empresário e sem vendedor de shows, o que me deixa bem interessado no assunto. Como pode me ajudar?

Meus contatos: 62 8591-4940
Instagram: @cantorbrunopena

Unknown disse...

Meus contatos: 62 8591-4940
Instagram: @cantorbrunopena

Unknown disse...

"- vender é uma ação que necessita de preparação da venda, prospecção de interessados na venda, saber abordar potenciais compradores, saber sondar suas necessidades, saber formular uma proposta de valor a partir destas necessidades, saber negociar, saber fechar a venda e saber cultivar um relacionamento de longo prazo com este cliente.

- a pessoa que trabalha com agenciamento artístico precisa aprender a lidar com seus medos. O medo de ser rejeitado é um dos principais.

- utilize seu tempo de forma construtiva, sem ficar interpretando, julgando ou tentando achar explicação para o comportamento de quem está avaliando sua proposta. O seu objetivo é vender."

Bacana, legal mesmo. Agora diz aí, onde aprendo essas coisas? Vai dar as dicas ou preciso comprar algum serviço?

Marlye disse...

Sou cantora de MPB gostaria de ter uma agenda mais significativa poderia me ajudar? contato@marlyferreira.com

Unknown disse...

gostariam de saber mas souber isso gostei
meu zap é 21969657597-971601176
e-mail: vippintura66@gmail.com

Criquio disse...

Eu gostaria muito de vender shows pra uma dupla de meninas que conheci ainda pequeninas e acabei me tornando amigo da família. Não tenho interesse em lucros financeiros, queria apenas conseguir ampliar o mercado delas apesar de já serem bem conhecidas tanto no Brasil quanto no exterior onde tem muitas fã pages em países como Estados Unidos, Japão, Portugal e alguns países da América do Sul. Tem até uma rádio na Holanda que já andou dedicando horas a elas, tocando as músicas delas. A amizade que existe entre eu, elas e a família é maior do que interesses financeiros. Mas, infelizmente, eu não tenho esse feeling.

Unknown disse...

Me ajude a vender meus shows cristiane de JESUS