quarta-feira, janeiro 30, 2008

Fascículo 28: Concluindo


Ilustração: Yara Baungarten


Algumas dicas finais para que você possa ampliar o seu aprendizado como produtor executivo de shows e, futuramente, como produtor cultural.


Tesão

Um produtor deve sentir prazer pelo que faz. Não se obrigue a fazer algo que você não curte.


Comece a construir sua carreira

Nenhuma profissão é moleza, muito menos a de produtor executivo de shows.
Se realmente você sente tesão por este trabalho, é importante estar disponível para a luta, “dar a cara para bater”, arriscar. Comece já.


Sustentabilidade

Procure sempre trabalhar em shows que contribuam para o seu sustento.

A ansiedade gerada por dificuldades financeiras faz com que as pessoas desistam de trabalhar como produtores.


Qualidade de vida

Alguém um dia inventou que trabalhar com shows é um constante estresse e muitas pessoas têm acreditado nisso até hoje. Para mim, a maior parte do stress que acontece em um show vem da falta de organização e profissionalismo de quem trabalha nele.

Se ao trabalhar em um show você proporciona que várias pessoas ampliem sua qualidade de vida pelo contato com a música, sua atividade também deve proporcionar qualidade de vida para você.


Respeito às diversidades

A produção de shows propicia o contato com músicos e técnicos de várias faixas etárias, de diferentes cidades e etnias, com opções políticas, religiosas e sexuais diferentes da sua. Aproveite para aprender e melhorar sua formação humana.


Colaboração

Experimente construir o seu trabalho através de uma cultura de colaboração.


O aprendizado não tem limites

Assim como eu e muitas outras pessoas, você está começando a trabalhar na área cultural através da organização e produção de shows musicais. Mas você não precisa parar aí. Avalie constantemente sua carreira, ouça sua intuição e não hesite em traçar novos mapas e percorrer novos caminhos rumo ao seu aprendizado.

O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

2 comentários:

Unknown disse...

adorei essa postagem, baixei todos os fasciculos e ja estou começando a ler. eu tb tenho um blog sobre produção musical, mais voltado para home studio http://sonarmusica.blogspot.com . se interessar parceria estamos aí.

Marize Figueira disse...

Nossa vou indicar para muitos amigos o seu blog!
Legal mesmo vc divulgar o livro!
Vou baixar agora os fasciculos!
=)